Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

* Campos obrigatórios.

  • A sua saúde em primeiro lugar

Vídeo-consulta

Perguntas Frequentes


A Clínica do Colégio quer continuar a cuidar de si e de toda a sua família com a máxima garantia de segurança. Atendendo ao contexto actual (pandemia COVID-19), implementámos um serviço de Consultas Médicas Online.

Assim, através do seu computador, poderá aceder facilmente a uma vídeo-consulta com os nossos especialistas, a partir de sua casa, com toda a tranquilidade e segurança.



1. O que é uma vídeo-consulta?

A vídeo-consulta é uma consulta não presencial com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Pode ser utilizada para consultas de seguimento de doentes já conhecidos, mas também para primeiras consultas.

 

2. Quando é mais indicado fazer uma vídeo-consulta?

A vídeo-consulta apresenta limitações e especificidades decorrentes da sua natureza não presencial, pelo que deve ser utilizada apenas em situações que a justifiquem e na impossibilidade de realização de uma consulta presencial, como por exemplo:

- Discussão de resultados de exames complementares de diagnóstico;

- Esclarecimento de dúvidas em relação à sua patologia ou respectiva terapêutica;

- Controlo evolutivo programado da sua doença.

A vídeo-consulta pode não ser resolutiva (pode não permitir a resolução completa do motivo de consulta) e haver necessidade de marcação de uma consulta presencial, ou de outra vídeo-consulta, da mesma especialidade ou de uma especialidade diferente.  

Este tipo de consultas não é adequado para a resolução de emergências médicas, nomeadamente as que devem motivar o contacto do número de emergência (112).



3. Quais as especialidades disponíveis para vídeo-consulta, e respectivo preço?

Para obter estas informações, deverá contactar o nosso secretariado por telefone (296 282 300) ou por e-mail (clinicadocolegio@gmail.com).



4. Quais as condições necessárias para realizar a vídeo-consulta?

Pode aceder à vídeo-consulta em qualquer computador com acesso à internet, com uma câmara e microfone. De forma a garantir uma melhor experiência deste serviço, recomendamos o uso dos navegadores Google Chrome ou Microsoft Edge com a última atualização e verifique se tem bom acesso à internet.

Na realização da sua consulta, procure um lugar privado, confortável e sem ruído.

Se não tiver acesso aos meios técnicos digitais necessários, disponibilizaremos uma sala com os mesmos nas nossas instalações.

 

5. Quanto tempo demora uma vídeo-consulta?

A vídeo-consulta tem a mesma duração da consulta presencial.



6. Como posso agendar e efectuar o pagamento da minha vídeo-consulta?

A vídeo-consulta deve ser agendada através do nosso secretariado, por telefone (296 282 300) ou por e-mail (clinicadocolegio@gmail.com).

O pagamento da mesma deve ser efectuado, antes da sua realização, por MB WAY, referência multibanco ou transferência bancária, conforme instruções da respectiva factura recebida por e-mail.

Após confirmação do recebimento, o nosso secretariado enviar-lhe-á por e-mail o respectivo recibo e confirmação do agendamento da consulta.

 

7. Como acedo à vídeo-consulta?

Na hora indicada para a realização da consulta receberá um e-mail convite do nosso sistema informático (IMED) com o link para aceder à mesma.

Se não receber o supracitado e-mail, deverá contactar o nosso secretariado.

 

8. E se eu precisar de mostrar resultados de exames ao médico?

Se os exames tiverem sido realizados na Clínica do Colégio, deverá antecipadamente informar o nosso secretariado para que o médico tenha acesso directo aos mesmos no momento da consulta.

Se os exames tiverem sido efectuados em outra unidade de saúde, deverá enviá-los previamente para o nosso secretariado.

 

9. Como recebo as prescrições de medicamentos e exames complementares de diagnóstico?

As prescrições de medicação serão enviadas por e-mail.

As prescrições de exames deverão ser levantadas posteriormente no nosso secretariado.



  • Partilhar