* Campos obrigatórios.

• A sua saúde em primeiro lugar

Dr. Rui Amaral / Dra. Isabel Basto

Imagiologia

A Imagiologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e terapêutica através do uso de imagens obtidas usando radiação ionizante (radiografia, tomografia computorizada, mamografia), ultrassons (ecografia) ou radiofrequência (ressonância magnética).

Ecografia

A ecografia é um dos exames complementares de diagnóstico mais requistados pelos profissionais de saúde, não só por ser o exame de primeira linha na abordagem diagnóstica da maioria das situações médico-cirúrgicas, como também pela sua acessibilidade. Outros factores importantes são: ser uma técnica sem radiação ionizante, essencial em determinados grupos etários, nomeadamente nas crianças e nas grávidas e não necessitar de administração de contraste iodado endovenoso para a caracterização dos órgãos, contra-indicada principalmente em doentes com insuficiência renal.

Este método de imagem baseia-se na interacção dos ultra-sons com os tecidos do corpo humano, formando posteriormente uma imagem interpretável pelo olho humano no ecrã do ecógrafo. Esta imagem permite não só caracterizar os órgãos do corpo humano com elevada acuidade, como também possui uma elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico das patologias. Todas estas características contribuem para que este seja um exame multidisciplinar permitindo, para além da caracterização dos órgãos da cavidade abdominal, o estudo das diferentes articulações do corpo humano, a avaliação do parênquima mamário, tiroideu e dos tecidos moles, bem como das diferentes estruturas vasculares e do coração.

Outras vantagens são a possibilidade de orientação imediata em procedimentos interventivos diagnósticos (ex: biópsia) e/ou terapêuticos, (ex: varizes).

O nosso ecográfo TOSHIBA modelo APLIO 400 Platinum é um topo de gama da Toshiba, cuja filosofia reside não só numa imagem ecográfica excepcional, como possui hardware e softwares de última linha, tornando-o capaz de se adaptar às diferentes necessidades dos nossos clientes.

Ver CV

Dr. Rui Amaral