Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

* Campos obrigatórios.

  • A sua saúde em primeiro lugar

Psicologia Clínica e da Saúde

Dra. Matilde Dias Pereira / Dra. Maria da Luz Melo

Psicologia Clínica e da Saúde

A psicologia clínica é a área da psicologia que se dedica ao estudo e tratamento de transtornos mentais e suas manifestações psíquicas.

As intervenções são na prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação psicológica, diagnóstico e encaminhamentos, sendo que o público-alvo são pessoas de todas as idades.

Os campos de actuação do psicólogo clínico são:

  • Saúde mental da criança, do adulto e do sénior
  • Problemas de aprendizagem
  • Distúrbios emocionais
  • Consumo e abuso de substâncias psicoactivas
  • Alterações da saúde mental

O que diferencia a psicologia clínica das outras áreas de actuação da psicologia é, sobretudo, o facto de ser uma prática que consiste na observação individual e singular: a escuta clínica. É o espaço em que o cliente pode expressar os seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de encontrar alívio emocional.

Na consulta psicológica a confidencialidade é um aspecto necessário à relação terapêutica e fundamental para que o processo psicoterapêutico funcione.

A intervenção psicoterapêutica é, assim, orientada por princípios éticos, definidos e apresentados no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e exercida com competência, responsabilidade e integridade, procurando-se o bem-estar e o desenvolvimento saudável da pessoa, no respeito pela sua privacidade, dignidade e integridade.



Psicologia Clínica e da Saúde

Ver CV

Dra. Matilde Dias Pereira

Psicologia Clínica e da Saúde

Ver CV

Dra. Maria da Luz Melo

  • Partilhar