Informação
A psicologia clínica é a área da psicologia que se dedica ao estudo e tratamento de transtornos mentais e suas manifestações psíquicas.
As intervenções são na prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação psicológica, diagnóstico e encaminhamentos, sendo que o público-alvo são pessoas de todas as idades.
Os campos de actuação do psicólogo clínico são:
- Saúde mental da criança, do adulto e do sénior
- Problemas de aprendizagem
- Distúrbios emocionais
- Consumo e abuso de substâncias psicoactivas
- Alterações da saúde mental
O que diferencia a psicologia clínica das outras áreas de actuação da psicologia é, sobretudo, o facto de ser uma prática que consiste na observação individual e singular: a escuta clínica. É o espaço em que o cliente pode expressar os seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de encontrar alívio emocional.
Na consulta psicológica a confidencialidade é um aspecto necessário à relação terapêutica e fundamental para que o processo psicoterapêutico funcione.
A intervenção psicoterapêutica é, assim, orientada por princípios éticos, definidos e apresentados no Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e exercida com competência, responsabilidade e integridade, procurando-se o bem-estar e o desenvolvimento saudável da pessoa, no respeito pela sua privacidade, dignidade e integridade.