Informação
Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico, orientação terapêutica e acompanhamento das mais variadas patologias do foro neurológico como do sistema nervoso central, do sistema nervoso periférico, incluindo o cérebro, a medula, os nervos e músculos.
As doenças vasculares cerebrais, as demências e outras disfunções cognitivas, a epilepsia, as alterações da fala, as cefaleias, as doenças do movimento, a esclerose múltipla e as neuropatias periféricas, entre outras, são exemplos de situações em que o neurologista se dedicam.
Técnicas de diagnóstico e Tratamento
Eletromiografia
A eletromiografia (EMG) avalia a função do nervo ou do músculo, ou ainda da transmissão entre ambos. Desta forma, identifica as doenças neuro-musculares, dando informação sobre as características funcionais das raízes, plexos nervosos, nervos periféricos, placa neuromuscular e músculo. Alguns padrões de atividade elétrica sugerem uma doença dos nervos ou dos músculos.
Preparação
Não é necessária qualquer preparação especial, exceto não colocar creme hidratante no dia do exame.
Como é realizado
Nos estudos de condução nervosa são colocados elétrodos de superfície na pele nas mãos e nos pés. Estes elétrodos dão ligeiros estímulos de pequena intensidade, e detetam os sinais elétricos que são transmitidos pelos nervos e músculos.
Para a EMG, são inseridas agulhas finas nos músculos. A agulha atua como uma antena para detetar os padrões elétricos no interior do músculo e dos nervos que estão ligados a esse músculo. Os músculos são avaliados em relaxamento e em contração.
Exemplos de situações onde o diagnóstico por eletromiografia é importante:
- Túnel Cárpico (dor e formigueiros das mãos)
- Dor Ciática ou Lombar (com dor e formigueiros das pernas)
- Esclerose Lateral Amiotrófica (falta de força e atrofia dos músculos)
- Polineuropatias (dormências nos pés e mãos)
- Miastenia Gravis (cansaço e visão dupla)
Riscos
Não existem riscos. As agulhas utilizadas na EMG são demasiado pequenas, podem apenas ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) durante alguns dias depois do exame. Os choques elétricos são demasiado fracos para causarem quaisquer lesões.
É também importante informar o médico sobre a utilização de medicamentos, uma vez que alguns, como os anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários poderão ter de ser interrompidos.
Seguimento e cuidados
Não é necessário qualquer cuidado especial depois do exame.
Tempo até ao resultado
Um neurologista interpreta os resultados do exame e escreve um relatório, o que pode demorar alguns dias.