Informação
A Psiquiatria é a especialidade médica que se dedica principalmente ao diagnóstico e tratamento das doenças mentais.
Muito embora as doenças psiquiátricas consideradas clinicamente mais “graves”, como a Esquizofrenia, a Perturbação Afetiva Bipolar, ou mesmo a Perturbação Obsessivo - Compulsiva, se mantenham numa prevalência estável, nos tempos atuais, e numa sociedade industrializada e exigente como a nossa, surgem muito mais as situações de resposta e adaptação ao “stress das vivencias”, sob a forma de queixas de ansiedade e/ou depressão. A depressão ou, se quiserem chamar, episódio depressivo, é atualmente, um flagelo, sendo considerada uma das doenças mais incapacitantes e causadoras de sofrimento, acabando por afetar todos os aspetos do funcionamento individual e/ou coletivo.
A Psiquiatria é uma especialidade “jovem” no que concerne às teorias sobre a etiologia das doenças mentais, e aos seus meios de diagnóstico, acabando por se basear na entrevista clínica ao doente, compondo uma história pormenorizada da sua vida e suas queixas. E, claro, nunca descurando os diagnósticos diferenciais com outras patologias que ”parecem” ser mentais, mas são físicas, ou o inverso.
Com as “armas” farmacológicas que temos, apoio e/ou intervenção psicoterapêuticos, a colaboração possível do próprio doente, da sua família e da comunidade onde se insere, podemos fazer um trabalho muito positivo, tratando e/ou estabilizando o doente para que este “viva a sua vida” com a melhor qualidade e bem-estar, um dos propósitos básicos de toda a Medicina.